Todo guerreiro já ficou com medo de entrar em combate.
Todo guerreiro já perdeu a fé no futuro.
Todo guerreiro já trilhou um caminho que não era dele.
Todo guerreiro já sofreu por bobagens.
Todo guerreiro já achou que não era guerreiro.
Todo guerreiro já falhou em suas obrigações.
Todo guerreiro já disse "SIM" quando queria dizer "NÃO".
Todo guerreiro já feriu alguém que amava.
Por isso é um guerreiro; porque passou por estes desafios, e não perdeu a esperança de ser melhor do que era.

Paulo Coelho

domingo, 8 de janeiro de 2012

LUIZ DE CAMÕES


Catarina é mais fermosa
Mote
Catarina
bem promete;
Eramá! como ela mente!

Voltas

Catarina
é mais fermosa
Pera mim que a luz do dia;
Mas mais fermosa seria,
Se não fosse mentirosa.
Hoje a vejo piedosa;
Amanhã tão diferente,
Que sempre cuido que mente.
Catarina
me mentiu
Muitas vezes, sem ter lei,
E todas lhe perdoei
Por uma só que cumpriu.
Se como me consentiu
Falar-lhe, o mais me consente,
Nunca mais direi que mente.
Má,
mentirosa, malvada,
Dizei: pera que mentis?
Prometeis, e não cumpris?
Pois sem cumprir, tudo é nada.
Nem sois bem aconselhada;
Que quem promete, se mente,
O que perde não no sente.
Jurou-me
aquela cadela
De vir, pela alma que tinha; 
Enganou-me; tinha a minha, 
Deu-lhe pouco de perdê-la. 
A vida gasto após ela. 
Porque ma dá, se promete; 
Mas tira-ma, quando mente. 
Tudo vos consentiria 
Quanto quisésseis fazer, 
Se esse vosso prometer 
Fosse por me ter um dia. 
Todo então me desfaria 
Convosco; e vós, de contente, 
Zombaríeis de quem mente. 
Prometeu-me 
ontem de vir, 
Nunca mais apareceu; 
Creio que não prometeu 
Se não só por me mentir. 
Faz-me, enfim, chorar e rir: 
Rio quando me promete, 
Mas choro quando me mente. 
Mas 
pois folgais de mentir, 
Prometendo de me ver, 
Eu vos deixo o prometer, 
Deixai-me vós o cumprir: 
Haveis então de sentir 
(...)



Nenhum comentário:

Postar um comentário